terça-feira, 16 de março de 2010

O que há além da escolha?


Paula Baccelli

Quando meu filho estava com 08 anos, ele me disse: “Mamãe, ontem, na escola a “tia” falou que Deus fez o mundo em seis dias e no outro dia Ele descansou. Eu acho que, de verdade, Deus está descansando até hoje e vai descansar para sempre. Sabe, Ele deve estar de férias em alguma praia por aí, bebendo água de côco. Em seis dias, ele fez tudo por nós. Agora, fica por nossa conta! Eu não acredito nessas preces que pedem algo para Deus! Ele não tem mais nada a fazer por nós. Talvez Ele torça para que nos saiamos bem na vida, mas Ele não tem mais nada a fazer por nós!”.
Confesso que senti um “nó” na minha cabeça! E passei muitos dias da minha vida, questionando esta posição do meu filho! Duvidei, senti culpa, achei que ele não havia entendido a explicação da professora, mas, depois, me convenci!
De verdade, penso que ele está certo. Essa inteligência superior que chamamos Deus, de fato, não tem mais nada a fazer por nós, humanos da Terra! Ele nos entregou o Planeta na sua mais sublime perfeição. Tudo pronto – reinos mineral, vegetal e animal. E ainda de quebra permitiu que no reino animal houvesse seres com inteligência racional para desfrutar e progredir dentro desta perfeição.
O problema (ou não, quem sabe?) é que Ele nos entregou a responsabilidade de cuidar do Planeta e todas as nossas produções neste movimento contínuo. Ele nos deu até uma lei – a do livre arbítrio ou livre escolha! E, se estamos passando por inúmeras dificuldades neste momento, é exclusivamente problema nosso, e não de Deus!
Não será Deus, ou qualquer entidade maravilhosa do Seu círculo divino que nos retirará deste caos. Seremos nós mesmos! Nosso desafio enquanto coletividade é muito claro. Precisamos, urgentemente, sublimar nossa psique individual, no sentido de realmente vivenciarmos valores como amor a si e ao próximo, justiça, harmonia, tolerância e assertividade. Precisamos nos destituir do falso poder, aquele que depende e se esconde por detrás de construções culturais efêmeras e impermanentes como riqueza e posição social. Necessitamos nos despojar do egoísmo, da vaidade e do orgulho que há milênios têm nos cegado e impedido de fazermos escolhas melhores ao longo destas vidas, que repetidamente, retomamos, e quase sempre, repetimos situações, pelos simples fato de termos nos negado a consciência do nosso processo evolutivo. Sim, eu acredito em Reencarnação. Mas, não discutirei esta lei-fenômemo neste artigo.
Pensem bem: há quantos milhões de anos temos feito péssimas escolhas, cujos efeitos hoje são desastrosos em praticamente todos os aspectos de nossas vidas: relacionamentos, saúde, finanças, meio ambiente, política, educação, religião etc? Estamos colhendo um turbilhão de confusão neste momento do Planeta e, com exceção de alguns poucos grupos realmente conscientes, a maioria de nós continua na vida, fazendo de conta que não tem responsabilidade sobre este caos.
Vemos isso em coisas mínimas! Um exemplo prático que presenciei ontem, na escola deste mesmo filho meu, que hoje se encontra com 12 anos. Era a apresentação de um projeto que a escola lançou no início do ano sobre reciclagem, cuidados em geral com o meio ambiente e conscientização da nossa responsabilidade diante da vida do planeta. Realmente, os alunos se conscientizaram no aspecto limpeza. Há muito tempo não vejo estandes tão bem montados, organizados e limpos! O pátio também estava muitíssimo conservado. Mas, de repente, já ao final da apresentação, alguns alunos, diante do estande com o título: Enquête da semana: Será que ainda temos jeito?, pararam e começaram a girar, com suas mochilas abarrotadas de objetos, diante dos seus pais. E disputaram quem atiraria sua mochila mais longe! Pois bem, se tem jeito eu não sei! Às vezes, tenho dúvidas!
Então, o meu questionamento: o que há além da escolha? Porque escolher é simples, principalmente quando nosso senso de responsabilidade está adoecido!
Além da escolha há a Consciência, pessoal e coletiva! Além da escolha há o Amor pelo Planeta e tudo o que o habita. Há Compaixão, Caridade, espiritual e material. Há a Certeza de que este Universo não nos pertence da mesma forma que acreditamos nos pertencer os objetos que adquirimos: este Universo nos pertence porque somos parte integrante Dele, inclusive na constituição energética!
Além da escolha há nossa Divindade, a qual - ainda não compreendo bem o porquê - nós insistimos em deixar de fora do nosso movimento de vida. Além da escolha há a Sinceridade nas nossas atuações, há a verdadeira Amizade, que nos dá a certeza da fidelidade, aconteça o que acontecer. Além da escolha há a Sabedoria, que nos mostra, por “A mais B”, que nossos momentos de escolha real acontecem menos do que gostaríamos e por isso, saber escolher é tão importante!
Além da escolha, estamos Nós, nossa Singularidade, que urge em ser aprimorada pelo bem de toda a humanidade!
Até qualquer dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

©2009 Espaço da Alma | by TNB