terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quando a Ciência Encontra o Espírito

Por Gettyimages, royalty-free
Quântica é a bola de vez!

Física quântica, universo quântico, computador quântico, terapias quânticas, profissionais quânticos, pensamento quântico e até restaurante “quântico”!

Mas, do que realmente se trata esse expressivo movimento quântico que cresce exponencialmente no mundo todo?

Minha história “quântica” começou há 12 anos atrás. Quando vários fenômenos da alma humana se mostravam em meu consultório. Após inúmeras tentativas frustradas de compreendê-los “mecanicamente”, aceitei que a Alma ou Psique, não pode ser explicada pela lógica Aristotélica, linear ou mecânica. A alma humana, ou aquilo que realmente somos, não cabe em nenhuma fórmula já esboçada, nem pode ser explicada ou tratada por teorias baseadas no materialismo.

A alma humana é fluida e se movimenta constantemente, sem que possamos controlar sua jornada. Ela é a pura expressão da onda de possibilidades, comprovada pela ciência quântica.

Nosso universo psíquico é uma explosão de incertezas, como muito bem já sabia Sócrates, citado por Platão: “Só sei que nada sei!”.

Então, na minha angústia, buscando ser coerente como profissional da alma, eu encontrei as ideias de um cientista que se tornou um dos Gurus da minha vida: Amit Goswami. E, através dele, pude conhecer outros pensadores e estabelecer uma linha de trabalho dentro dos princípios quânticos.

A palavra Quantum vem do latim e significa quantidade. Essencialmente, em 1838, Michael Faraday inicia essa história com a descoberta dos raios catódicos. Depois, Gustavo Kirchhoff (1859) e Ludwig Boltzmann (1877) deram continuidade a uma discussão que culminou na hipótese de Max Planck, em 1900, de que toda a energia é irradiada e absorvida na forma de elementos discretos chamados quanta.

Pronto! A partir daí, a teoria quântica se estabeleceu. E atualmente, popularizou-se em grupos diversos que buscam uma correlação entre suas disciplinas de atuação e os postulados dessa ciência, como as teorias holísticas de um modo geral e as chamadas (psico)terapias energéticas.

Entender o universo quântico é muito importante porque todo o espectro de novas tecnologias nessa era digital depende dele e também, tudo o que envolve biocampo, criatividade e aparelhos muito pequenos e capazes de armazenar uma quantidade extraordinária de informações.

Agora, o mais surpreendente da Quântica é que ela vem descortinar e desmistificar o campo do Espírito, Consciência, ou Alma. Nenhuma ciência ou religião que não passar em revista pela teoria quântica poderá sobreviver.

Estamos assistindo a um encontro esperado por milênios. Ciência e Espiritualidade coexistindo, indiscutivelmente. Os princípios sutis da Vida, com essa nova visão, podem ser alcançados por nós de forma compreensível. O novo paradigma, o de que “a Consciência cria a matéria” transforma radicalmente nossa maneira de pensar, acreditar, sentir e agir. A realidade não é apenas o mundo físico, mas a relação da mente com o mundo físico. A realidade é subjetiva e não há um absoluto “lá fora” a menos que exista uma mente “aqui dentro” que o perceba. Na verdade, não há um “lá fora” independente das escolhas que fazemos. O que está “lá fora”, representando o mundo material, é o que escolhemos observar.

Hoje, falar em pensamento positivo, imagem terapia, experiências místicas, mediunidade, sonhos lúcidos, cura “espontânea”, fé é científico! Deus é científico! Nessa nova teoria, a mente e as emoções são muito mais do que meros fenômenos do cérebro. Até a morte precisa ser revista!

Uma nova visão de Saúde e Doença coloca os conceitos da psicossomática no topo, transformando as bases da medicina galênica: somos nós, através da nossa Consciência que criamos as doenças e por isso podemos nos curar. Aqui, a cura é atribuída a nós, às novas escolhas que fazemos. As formas ancestrais de cura, baseadas nas leis da Natureza, ganham espaço formal entre nós e podem ser utilizadas, sem dramas, como complementares ou alternativas a qualquer forma de tratamento existente, quase sempre com maior eficácia do que os tratamentos convencionais.

O princípio da Não-localidade abre espaço para vivermos sem constrangimentos a telepatia. A Hierarquia Entrelaçada prova o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, e mostra que estamos todos conectados e interferimos e sofremos interferência uns nos outros o tempo todo, e por isso, devemos assumir responsabilidade por tudo aquilo que parte de nós e o que chega até nós. A Descontinuidade mostra que a cura e as transformações simplesmente ocorrem, colapsam, sem que possamos controlá-lar “quando, como e onde”, à medida que estamos conectados com a Consciência Cósmica, “que tudo sabe e tudo vê”!

Enfim, a Física Quântica proporciona um mergulho em nós mesmos, atingindo níveis maravilhosos de percepção, onde a dualidade e as “verdades” desaparecem, onde o ego perde sua coroa e nos tornamos um com o todo. Interessar-se pelo universo quântico é assumir a nossa verdadeira Natureza para podermos agir como tal!
Paula Baccelli
Texto publicado no Guia de Compras Free Shop do mês de maio / 2011 (Distribuição Gratuita) 

Visite também: 
Trilha sonora do documentário Quem Somos Nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

©2009 Espaço da Alma | by TNB