quarta-feira, 14 de março de 2012

Retomando a ECO 92 - Um desabafo!

Vocês se lembram de Severn Cullis Suzuki, uma garota canadense de 12 anos que se apresentou na ECO 92?
Fiquei pensando: já faz 20 anos que líderes mundiais se reuniram para discutir sobre as questões ambientais – VITAIS – do Planeta. E o que tem sido feito efetivamente? O que mudou de fato?
Bem! Não vou me preocupar em listar aqui os feitos e os horrores ambientais! Para isso, basta navegar na internet. Eu vou é bater na mesma tecla: onde, talvez, um Alma 2012, por exemplo, conferências destinadas a questionar o valor de se olhar para dentro de si mesmo, encarar sua sombra interior e vasculhá-la, em busca de potencialidades para desenvolver e desequilíbrios para resolver. Onde, um Alma 2012, que nos permita aprender, desde cedo, o significado de sermos Adultos e cuidarmos de nossa Criança Interior? Onde, um Kids Alma 2012 voltado para crianças e adolescentes, mas os adultos sendo muito bem vindos, procurando desenvolver a criatividade quântica e a sensibilidade de nos sentirmos Um com o Todo. 
Severn Suzuki está hoje com 32 anos. É ativista ambiental, graduada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos. Continua defendendo o ambientalismo, realizando palestras para estudantes e trabalhadores de instituições públicas e privadas, visando conscientizar a todos de que o mundo em que vivemos não é responsabilidade apenas dos líderes mundiais, nem coisa somente de adultos.
Mas, Severn só se tornou a pessoa que é hoje porque teve EDUCAÇÃO para isso. Ela teve Adultos ao seu lado que permitiram e incentivaram o  contato dela com questões de suma importância para a humanidade, acreditando em algo mais que “isso não é coisa de criança!”. Ela só pôde se apresentar daquela forma maravilhosa no evento, porque os Adultos lhe incluíram como um ser pensante e responsável pelas questões que envolvem o Planeta.
Pais, não esperem que as escolas de seus filhos façam isso por eles. Ajam vocês! E já! Mostrem as coisas importantes para seus filhos. Gastem dinheiro não apenas com os ipod, ipad, tênis e roupas de marcas. Levem seus filhos para participarem de encontros como esse. Conversem em casa sobre sentimentos, emoções, ética, caráter, responsabilidade ambiental, espiritualidade, física quântica etc. Reúnam-se em família para meditar. Incluam workshops, palestras, vivências, leituras profundas no lazer de vocês. Entreguem o bastão da responsabilidade pela vida individual e coletiva desde cedo, ensinando a pescar. Se vocês, pais, não aprenderam ainda como fazer, busquem ajuda. Pois precisamos formar mais Severns Suzukis para assumirem o poder mais tarde. E isso é responsabilidade nossa, que não se concretiza só porque ele ou ela passaram no vestibular! Não existe desculpa que justifique deixar de fazer o que se deve fazer!

Paula Baccelli

Discurso de Severn Suzuki na ECO 92

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

©2009 Espaço da Alma | by TNB